terça-feira, 16 de março de 2010

O meu orgulho...

O meu afilhado (sobrinho e afilhado, filho da mana mais velha).
Tem doze anos, é um miúdo igual aos outros, com birras com exigências e influenciável como manda a idade.
Mas apesar de nunca ter gostado de estudar (deve ter tido a bênção da madrinha que tal como ele também nunca gostou), na hora de ir à escola as impressões são a meu ver muito boas!
Claro que para isso temos que ter em conta que na turma dele já teve um miúdo que tentou bater na professora em plena aula, miúdos com grandes dificuldades e não falo numa ou outra negativa em testes (como ele), miúdos que provocam mau ambiente nas aulas e nos intervalos, enfim alunos problemáticos que nestas idades não ajudam os que tentam ser uns bons miúdos...

Mas as declarações da directora de turma são sempre as mesmas:
- 'Que ele é um menino apesar de muito distraído e cabeça no ar, é empenhado e interessado.'
- 'Que gosta de participar em tudo quanto é actividade.'
- 'Que adora emprestar tudo aos outros e ajudá-los (chegando a prejudicar-se).'
- 'Que é muito meigo e extremamente educado.'
- 'Que tema noção do certo e do errado, e sabe pensar por si.'

Ou seja numa idade em que tudo serve para os desencaminhar, em que são todos muito influenciáveis, em que todos tentam sobressair, em que tanto se fala de má educação e violência nas crianças, eu fico de peito cheio do meu piqueno!!

Acho que a educação académica é importante, que hoje em dia é quase indispensável um curso superior, mas a meu ver e tanto ou mais importante é a educação que se leva de casa, os valores que temos e pelos quais regemos a nossa vida.
Verdade que nem todos podemos ser doutores, mas penso que todos devemos ser educados e apresentar valores perante qualquer outra pessoa.

Para além disto adora desporto, na escola pratica futebol e ténis de mesa, e nas piscinas municipais pratica natação.
Este fim-de-semana teve provas participou em três estilos diferentes dando-lhe direito a dois primeiros lugares e um segundo! E quando lhe davam os parabéns desvalorizava, segundo ele o resultado nem é o mais importante, o que para um a criança é de louvar!
Para ele importante é o representar bem a cidade e o participar para melhorar.

E acho que o meu piqueno tem tudo para ser um bom HOMEM :)

Sem comentários:

Enviar um comentário